Precisamos falar sobre: Frappé grego

DSC_0005cc

Hoje eu quero falar com você sobre café. Mais especificamente sobre o Frappé. Já aviso que não tem nada a ver com Frappuccino e nem com Starbucks. Se você já ouviu falar sobre bebidas gregas, provavelmente já sabe sobre o-bom-e-velho Ouzo (bebida alcoólica feita com anis). Agora, se você acha que essa é a bebida mais popular da Grécia, está enganado, amigo! O Frappé reina por aquelas bandas, é o Zeus das bebidas gregas!

Frappé (Φραπές – Frappês) é o grande queridinho de todos T-O-D-O-S gregos (ok, talvez eu esteja exagerando um pouco). Ele é, basicamente, um café (Nescafé) batido (ou chacoalhado) que é servido gelado. Você imagina o sucesso que isso aqui faz no verão de 40 graus, né? Se você visitar uma praia grega e ficar em algum beach bar – bares na beira da praia – você, provavelmente, vai acabar pedindo um Frappé. Um não, talvez uns cinco. Nos cafés do centro de Atenas, adivinha o que é que todo mundo bebe? Isso mesmo. A hora de beber um Frappé é quase um ritual para o grego. Ele senta, bebe um pouquinho, depois bebe mais e fica lá, durante horas. Geralmente a bebida é servida com um copinho de água. Quando o café “acaba” e fica só a espuma, você adiciona mais um pouquinho da água e o ritual continua.

Reza a lenda que o Frappé foi inventado em Tessalônica, em 1957, por um representante da Nestlé. Portanto, não vou mentir que a receita fica muito melhor com o Nescafé Original. Você pode usar outro café instantâneo, assim como eu fiz, mas a espuma não vai ficar tão cremosa e exagerada (no caso da foto, eu já tinha bebido um pouquinho do meu!).

Antes de eu compartilhar a receita, queria ensinar umas expressões muito importantes na hora de pedir o seu Frappé. Se um dia você for para a Grécia, lembre-se de mim e deste post!

  • Se você prefere um Frappé natural e sem açúcar, você fala que quer ele “skêto”
  • Se você prefere um Frappé com um pouco de açúcar, você fala que quer ele “métrio”
  • Se você gosta de café bem doce, você fala que quer ele “glykô”
  • Se você gosta de leite no seu café, você fala que quer ele “mê ghála”

Lembre-se, o Frappé é servido gelado, sempre.

*Nível de dificuldade: fácil
*Tempo de preparo: 10 minutos

*Porção individual

Ingredientes:
– 
1 colher de chá, cheia, de café instantâneo
– 3 colheres de chá de açúcar (o meu é a versão doce)
– Meia xícara de chá de leite
– 2/3 de um copo de água filtrada
– 1 shaker de bebida (se você não possuir um, pode usar uma garrafinha de água dessas térmicas ou algo parecido)
– Gelo a gosto

Modo de preparo:
1.
Adicione o café, o açúcar e um dedo da água filtrada no shaker (ou garrafinha). Certifique-se de que o compartimento está bem fechado.
2. Agite o shaker muito bem durante mais ou menos 30 segundos ou até formar uma espuma a seu gosto.
3. Despeje o conteúdo em um copo e preencha o restante do espaço com a água, o leite e o gelo (a gosto).
4. Agora é só curtir!

Dica amiga:
Você pode usar um mixer de café (mini mixer) para bater o Frappé em vez de usar um shaker – a espuma ficará muito mais parecida com a do original – e, se for o caso, você é RYCO e eu te invejo. Além disso, é muito importante usar um café instantâneo de boa qualidade. Se for Nescafé, melhor ainda. Na Grécia, o leite usado costuma ser o evaporado (não é o condensado), que dá um sabor diferente – como aqui no Brasil ele não é muito comum, eu recomendo o leite integral fresco.

Deixe um comentário