Keftedes me saltsa domata (almôndegas ao molho de tomate e cogumelos)

Almôndegas

Como já contei aqui, ano passado embarquei em uma aventura solo à ilha de Lesvos, local em que minha avó materna nasceu. Eu estava completamente nervosa. Não conhecia meus parentes de lá, sabia que o dialeto era diferente e, como era dezembro – quase inverno – achava que eles iriam odiar minha visita “fora de época”.

A confirmação de que sou excelente em ser ansiosa e achar que tudo dará errado – mas, na realidade, nada de tão ruim acontece – veio em seguida: fui recebida com abraços apertados, minha prima tentando estabelecer o maior papo comigo, uma cama quentinha (alô, saudades, 2 graus!) e dias e dias de refeições fartas (até demais). Ainda bem que o vilarejo tem várias ladeiras!

E foi lá que provei as melhores almôndegas ao molho de tomate do mundo! As almôndegas mais macias e saborosas que já tive o prazer de experimentar – como tudo que a minha tia fazia, sempre com muito amor e fartura. Resolvi testar a receita em casa, já que, para a minha felicidade, tinha um saquinho cheio de pimenta-da Jamaica, muito utilizada na Grécia nos ensopados de carne (Stifado, o mais famoso deles). Adicionei cogumelos já que estamos na temporada e pronto! E aí… vai encarar?

*Nível de dificuldade: médio
*Tempo de preparo: 1h30

*Serve, em média: 6 pessoas

Ingredientes:

Para a carne:
– 600 g de carne moída
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva
– Sal e pimenta, a gosto
– 1 colher de chá de canela em pó
– 1 colher de chá de cominho
– 1 colher de chá de orégano seco
– 1/2 xícara de chá de farinha de rosca
– 1 xícara de chá de farinha de trigo
– Azeite para fritar

Para o molho:
– 1 cebola grande, picada
– 2 dentes de alho, picados
– 200 g de cogumelos limpos e cortados em fatias (eu usei shiitake)
– 1 lata de tomates pelados, cortados em cubos
– 1 xícara de chá de água
– 1 tomate grande, ralado
– 3 colheres de sopa de vinho tinto seco
– Azeite para refogar
– Sal a gosto
– Pimenta-da-Jamaica inteira, a gosto
– Um punhado de salsinha fresca picada
– 1 pitada de açúcar

Modo de preparo:
1. 
Comece temperando a carne. Em uma tigela, junte a carne moída, o azeite, o sal e a pimenta, a canela, o cominho, o orégano e a farinha de rosca. Misture bem com as mãos até formar uma massa homogênea. Reserve na geladeira por meia hora.
2. Para o molho, comece refogando a cebola e os dentes de alho no azeite até dourarem levemente.
3. Junte os cogumelos e continue refogando. Tempere com sal a gosto.
4. Adicione o vinho tinto e refogue por mais cinco minutos.
5. Junte os tomates pelados, a pitada de açúcar, a água e a pimenta-da-jamaica. Aumente o fogo até pegar fervura.
6. Continue cozinhando em fogo baixo até o molho engrossar.
7. Desligue o fogo e junte a salsinha picada. Misture e reserve.
8. Regue uma frigideira com mais ou menos um dedo de azeite. Aqueça.
9. Faça bolinhas com a carne do tamanho da uma bola de golfe. Enrole as bolinhas na farinha de trigo.
10. Quando o azeite estiver quente, disponha uma porção de bolinhas na frigideira. É importante não encher a frigideira para o azeite não esfriar. Frite em pequenas porções.
11. Frite as almôndegas de todos os lados, mas sem deixar que cozinhem por completo.
12. Quando estiverem prontas, coloque-as em um prato com papel toalha.
13. Assim que terminar de fritar as almôndegas, despeje-as no molho e deixe que cozinhem por mais 5 minutos.

Dica amiga: Em vez de massa, sirva as almôndegas com purê de batatas ou arroz soltinho! Garanto que fica uma delícia. Se você realmente preferir uma massinha, selecione tipos mais curtos, como farfalle ou penne.

4 comentários sobre “Keftedes me saltsa domata (almôndegas ao molho de tomate e cogumelos)

  1. indigolavoie setembro 15, 2018 / 2:58 am

    Oi… Me diz se você usou a pimenta da Jamaica inteira ou moída… 🙂

    Curtir

  2. Ryana Medeiros fevereiro 21, 2019 / 9:42 pm

    Oie!
    Só vim dizer que estava no Google procurando uma receita de salada grega – nada demais – e no caminho encontrei o seu blog… E que surpresa boa! Tanta comida maravilhosa que eu nem imaginava… Muito legal mesmo, parabéns! 😀

    Curtir

    • helenisf fevereiro 22, 2019 / 12:49 am

      Oi, Ryana! Que legal saber disso! Muito obrigada! Seja bem-vinda e volte sempre! Abraços!

      Curtir

Deixe um comentário