Salada de grão-de-bico com molho de ervas e limão

DSC_0100cc

Que eu adoro salada, não é novidade! Aprendi, desde pequena, com as poucas opções que tínhamos nos mercados. A tarefa de fazer a salada era, quase sempre, colocada em minhas mãos. Eu tinha medo de usar faca e pouca criatividade – misturava alface, tomate e pepino. De vez em quando colocava cenoura ralada. O luxo da casa era o brócolis! Quando tinha, eu quase comia a tigela todinha. Nunca fui egoísta, mas era só colocar um brócolis na minha frente que… Falando nisso, tem mais alguém #teambrócolis por aqui?

Eu fiz a receita de hoje numa noite em que estava sozinha e com MUITA vontade de comer uma salada diferentona. Já tinha grão-de-bico cozido no congelador. Misturei o que tinha de saudável na geladeira e foi pá-pum, nas palavras de Rita Lobo. Temperei e deixei descansando na geladeira por algumas horinhas e foi isso aí – uma salada saborosa para suprir minhas necessidades de salada saborosa na semana. Para aqueles que querem outras receitinhas de salada nesse mesmo formato (formato tabule, como eu chamo), confiram a salada colorida de trigo em grão ou a categoria saladas aqui do blog. Vamos lá!

*Nível de dificuldade: fácil
*Tempo de preparo: 20 minutos + 2 horas de descanso
*Serve, em média: 8 pessoas

Ingredientes:
– 500 g de grão-de-bico cozido, al dente
– Meio alho-poró, cortado em rodelas finas
– Meio pimentão vermelho, cortado em cubos
– Meio pimentão amarelo, cortado em cubos
– 1 pepino japonês grande, cortado em cubos
– 1 tomate grande, cortado em cubos

Para o molho de ervas:
– 2/3 de xícara de chá de azeite de oliva
– Cebolinha picada, a gosto
– Salsinha picada, a gosto
– 1 colher de sobremesa de orégano seco
– Sal e pimenta, a gosto
– Suco de um limão médio

Modo de preparo:
1. 
Em uma tigela grande, junte o grão-de-bico cozido, o alho-poró, os pimentões, o pepino e o tomate.
2. Misture bem e reserve.
3. Em uma tigela pequena, adicione o azeite, o suco de limão, a cebolinha, a salsinha, o orégano, o sal e a pimenta. Misture tudo muito bem.
4. Despeje o molho por cima da salada, misture tudo lentamente.
5. Reserve a salada na geladeira por pelo menos duas horas, para apurar o sabor.

Deixe um comentário